segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A São Paulo européia


Eu sai do Brasil com o grande sonho de conhecer Londres. Aliás era essa a minha primeira opção de moradia na Europa, que teve de ser alterada por Dublin por questões burocráticas.

Hoje, depois de ter passado 1 semana na bela London, afirmo com toda certeza: eu fiz a escolha certa! Dublin é muito mais aconchegante, muito menos atordoada do que a capital da Inglaterra.

Eu digo até que me decepcionei um pouco com a cidade real. É um tumulto de pessoas, carros, lojas e ônibus. O cenário é lindo, não há dúvidas. Mas é tudo muito pomposo. A troca da guarda real, por exemplo, é algo assustador.

O “evento”começa äs 12h, mas se você não chega äs 10h não consegue um lugar perto do portão e, literalmente, não vê nada. Faça chuva ou faça sol os bonequinhos de chumbo estão parados a frente em pose de combate sem sorrir, comer, ou falar.

Como é quando eles precisam ir ao banheiro? Eles não podem sair de formação nunca? A troca da guarda em si demora umas 2h, entra banda, sai soldadinho, entra bandeira, sai cachorro. Até “New york, new york” a banda tocou. É muita coisa para a minha cabecinha de interior!

O Big Ben é só um relógio muuuuuuito alto, o metrô é uma loucura, quase impossível entender em qual vagão entrar. Sem falar que o transporte é caríssimo. 10 pounds para ir de trem do aeroporto até a estação Vitória, no centro. Em Reais seria algo em torno de R$30,00. Absurdo, não?!

Não me arrependo de ter ido. Claro que não. Inclusive ainda pretendo voltar algumas vezes. Dessa vez para alguns lugares específicos. Fazer umas compras em Candem, dar uma volta por Nothing Hill, andar pela margem do rio Thames, subir na London Eye, fazer um picnic no Hyde Park, tirar uma foto na faixa dos Beatles na Abbey Road, pegar uma baladinha no Soho, passear pela Oxford Street ...

3 comentários:

  1. Olá, Natália
    Sou beatlemaníaco desde criancinha e sempre sonhei em conhecer Londres e Liverpool. Na capital, euemburacaria no British Museum (sou ratão de museu!), e andaria de joelhos pela calçada de Abbey Road. Ir a Baker Street (rua do Sherlock), King's Cross (a estação onde Harry Potter embarcava para Hogwarts), museu de Madame Tusseau e muitos outros lugares. Eu imagino que Dublin também seja uma bela cidade para se visitar. A cultura celta é uma de minhas favoritas.
    Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário la no blog! MAs é isso, caminhando onde Deus quer que andemos! =] Seja sempre bem-vinda, Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  3. Natália, não conheço Dublin, que pretendo conhecer em breve, mas Londres é a minha cidade favorita. Moderna e tradicional; pomposa e popular; sisuda e extremamente aberta a todas as culturas. É uma das maiores cidades européias, por isso as calçadas cheias e o trânsito carregado.Não acho Londres tumultuada. O trânsito é muito educado e as pessoas são gentis. Educação e cultura por todos os lados. A pompa é uma tradição. Se vc acha o metrô londrino difícil, vc talvez nunca tenha estado em Nova Iorque.
    Sou apaixonado por Londres, uma cidade em que eu moraria sem maiores traumas.
    Dê uma passadinha no Bala, mês de setembro/08, e veja a minha passagem por lá.
    Concordo com a carestia. É um dos grandes problemas. Além do clima e do fato de ficar longe do Rio, rs.
    bj e sorte por aí.

    ResponderExcluir