quinta-feira, 10 de junho de 2010

Saco....lá

Se existe alguma coisa mais chata do que fazer provas é procurar emprego. Ooo coisa insuportável!
Já é difícil quando você domina o idioma e tem um milhão e trezentos cursos que te qualificam para aquela vaga. Imagina quando a conversa é numa língua que você está aprendendo e você NUNCA fez aquele job, por mais que seu currículo diga que você tem 2 anos de experiências comprovadas. É um saco! Diz aí!
Pois é, passei a última semana literalmente caçando emprego pelas ruas de Dublin. Aquela vida de aupair já deu o que tinha que dar. Crianças pra lá e pra cá, gritando, chorando já não me pertencem mais!
Bom, com o meu CV debaixo dos braços sai andando pela vizinhança me apresentando em todos os restaurantes, pubs, cafés, lojas. Com ou sem plaquinha na porta eu entrava e perguntava “Do you need staff here?”.
Com ou sem experiência a vantagem aqui é a cara de pau. Isso mesmo, você tem que falar direto com o gerente, e fazer seu marketing como se você tivesse sido garçonete (ou qual seja o cargo que você está querendo) por anos no Brasil.
Antiético? Talvez! Mas essa é a lei da sobrevivência pros estrangeiros por aqui. Por mais diplomado que você seja, aqui você vai trabalhar de ajudante de cozinha, doméstica, garçonete, ou algo desse tipo. Se você tem experiência com isso, ótimo. Senão, coloca uma mentirinha no currículo e dê conta do serviço.
Eu nunca trabalhei com nada disso. Me formei em Jornalismo no final de 2008 e sempre fiz estágios na área. Minha saída foi usar dessas “mentirinhas” para ganhar uma vantagem no primeiro contato. O resto dependia de mim, eu sempre soube. Se não souber enrolar no inglês não ia conseguir o emprego por mais que eu tivesse 10 anos de experiência.
Foi um saco! Mas, pra uma coisa o aupair serviu: meu inglês quebra o galho na hora de conversar. Entrevista vai, entrevista vem. Até uma dinâmica fiz, para ser vendedora de loja de sapato! Quando já estava desanimando consegui convencer o dono de um restaurante que está para abrir que eu seria a melhor opção de garçonete para ele.
Estou contratada! Começo semana que vem no Pinot’s. Agora deixa eu dar uma passadinha em Londres para “demetriar” como diria minha amiga-irmã Júlia Lopes. Volto logo!

3 comentários:

  1. Preciso de um verbo pra mim tb! hehe...

    ResponderExcluir
  2. pulando de blog em blog.. vim parar no seu!
    decidi escrever pq simplismente amo Dublin!
    Se se eu trabalho não der certo, (i hope this´s not gonna happen)... fica a dica: the village, wexford st. eles gostam de brasileiros e são gente bonissima! dica 2: quer um ingles fluente? corra de brasileiros.. good luck dear!

    ResponderExcluir
  3. Oi Na!!! Tdo bem?? Sera que vc se lembra de mim??? Que legal saber que vc estah em Dublin... eu morei ai por quase 1 ano e tenho pensado muuuuiiitooo em voltar!!!
    Um bjo e boa sorte

    ResponderExcluir