sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ó São Luís, só você pode me fazer feliz!

Minas? Rio? Bahia? Carnaval no Brasil é sinônimo de festa. E são tantas opções. Aproveitar as ruas históricas de minas gerais, embalados pelo melhor do axé/pagode/funk e o que vier, tem também os trios elétricos na Bahia, o frevo no Recife, as escolas de samba em São Paulo e Rio de Janeiro.
Não posso falar com conhecimento de causa sobre nenhum desses carnavais. Minha vida toda foi dedicada ä São Luis do Paraitinga. Vestida de xita já pulei muito pelas ruas do centro histórico, já andei atrás do bloco, já tomei banhos de esguicho no Juca Teles, já fiz parte do bloco Mira Ira 1 “Nem melhor nem pior, apenas diferente” e já vesti nariz de palhaço para acompanhar o show dos Estrambelhados.
São Luís é uma extensão da minha casa. Meu avô mora lá na zona rural, meu tio avô tem um sítio vizinho ao trevo de entrada e vários tios e primos também moram por lá. Meu TCC foi, inclusive, um documentário sobre a cidade e seus caipiras, sobre a fé e o costume daqueles que ainda mantém uma cultura regada a peculiaridades.
Carnaval no sítio é tradição familiar. É o bloco dos Mira Ira ocupando espaço na escadaria da igreja, de frente pro coreto. Muitas histórias. Era lá o ponto de encontro dos “primos” do Rio e de São Paulo. Muita zueira na piscina, fantasias, batidas do Lee, jogos de vôlei e muita, mais muita risada.
Sai do Brasil antes da cidade ser inundada pelas chuvas do verão de 2010. Quando recebi essa noticia estava em Londres, deu uma dor no coração por não estar por perto e não poder ajudar. E passei os dois anos de Europa sem carnaval.
Quando voltei ao Brasil tinha uma lista de coisas que queria fazer logo, pra matar a saudade. Passar uma semana em Ubatuba, comer açaí com banana e granola, ver um show dos estrambelhados, comer comida da vovó, etc. Passar o carnaval em São Luís estava entre as prioridades.
Algumas pessoas ainda tentaram mudar minha cabeça. Ver os blocos e show do monobloco no Rio foi tentador. Ir pro bloco do Urso em Minas também. Muzambinho quase ganhou o páreo. Meu coração xiou, brigou, e ganhou: carnaval 2012 será São Luis do Paraitinga. Eu não acho que seria feliz em outro lugar mesmo. Esse ano alugamos uma casa no centro, quero aproveitar o dia e a noite do carnaval de marchinhas mais famoso do Brasil. Com a programação nas mãos a menina aqui não vai ficar aflita, vai pegar sua xita e vai pra rua dançar porque hoje é carnaval!

Quando o coração bater que nem um bumbo você pode saber que chegou o carnaval e esse batuque é pra chamar você. Pra dizer que ta na hora de sair pra rua, pra viver de fantasia e dar adeus a soli.. solidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário