segunda-feira, 14 de maio de 2012

Diga NÃO ao dublado!


Aí vai uma novidade pra vocês: eu abomino filmes dublados! Tenho um verdadeiro pavor em ouvir aquela voz que mais parece “imitação barata”. E, não consigo pensar um único motivo que seja digno para que os canais de televisão e salas de cinema optem por apresentar esse “gênero”.

Eu que passei os últimos 2 anos vivendo e convivendo com a língua inglesa esperava chegar no Brasil e ter pelo menos a opção de ir ao cinema e escutar o idioma. Aliás eu achava que o dublado só acontecia nas TVs abertas. Puro engano.

Canais como Sony, Warner, Liv, AXN, Telecine e Universal, que fazem parte do seleto grupo dos “canais pagos”, têm usado e abusado das vozes falsas pra dar vida aos personagens. Senhor, alguém acuda! Faça-os parar!

Mais surpresa ainda eu fiquei quando tentei ir ao cinema aqui na minha cidade. TODOS os filmes só tinham opções dublados. Como assim? Se até o nome da rede de cinemas é em inglês – Moviecom – não faz sentido colocar filmes que não sejam legendados.

Pedi ajuda ao Google pra encontrar mais revoltados como eu. Eu queria achar um abaixo assinado, sei lá, alguma coisa que tivesse peso contra essa onda absurda. Porque, na minha opinião não existem seres normais que gostem desse estilo fake.

Achei o blog Diário de Bordo, de Pablo Villaça. Eu, particularmente não o conheço, mas segundo sua Bio ele é critico de cinema desde 1994, diretor do Cinema em Cena e professor. O cara, no mínimo, manja de cinema. E eu, como espectadora, fiquei mais do que feliz em saber que dividimos a mesma opinião.

Ok, tem uma parcela da população que prefere dublado? Então vamos achar um meio termo aí. O que não dá é uma rede de cinemas – a única da cidade, inclusive – SÓ disponibilizar os filmes dublados. Faça-se uma grade de programação que inclua os dois! E as TVs por assinatura deveriam ter a opção como os DVDs têm: é o espectador quem escolhe se vai assistir com ou sem legenda.

Fuçando mais um pouquinho achei um post em outro blog, o Café Dostoievski. Faço minhas as palavras de seja lá quem for que escreve o blog. Passando rápido ainda não consegui parar pra ler todos os textos e descobrir seu (s) autor (es).

Revoltados do mundo, uni-vos em prol do cinema real, daquele em que você sente a entonação do ator e vive a história junto com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário